Na coluna Economia e Finanças desta sexta-feira (31), José Pio Martins fala sobre as preocupações relacionadas à saúde mental dos idosos no futuro. De acordo com o colunista, esse tema, com a queda acelerada do número de filhos por mulher, já entrou na pauta de debates econômicos e de políticas públicas em vários países do mundo.

Segundo ele, a previsão é de que o planeta terá menos habitantes em 2100 do que em 2050, uma situação inédita e desconhecida na história. O colunista comenta que especialistas já discutem como a sociedade vai funcionar nessa nova realidade e de que forma será possível garantir uma boa saúde mental durante a velhice.


SAIBA MAIS


Atitudes que podem ajudar a melhorar a saúde mental dos futuros idosos

Em relação ao tema, José Pio Martins compartilha cinco atitudes que podem ajudar os idosos do futuro a manter uma boa saúde mental: ter algum trabalho ou ocupação profissional, seguir uma rotina diária, ter relacionamentos significativos, manter o corpo em movimento e realizar atividades intelectuais, como ler e estudar.

Além disso, o colunista finaliza dizendo que é importante os jovens começarem a construir sua vida financeira desde já, para evitar preocupações durante a velhice.

Ouça a coluna completa