Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (16), Paulo Mendes Júnior explica quando os pacientes devem fazer a cirurgia das amígdalas e como é o processo de recuperação para crianças e adultos.
SAIBA MAIS
De acordo com o colunista, a cirurgia é indicada principalmente em casos de amigdalite crônica, quando as amígdalas ficam inflamadas de forma constante por acúmulo de pedras formadas no local. Ele explica que esse desconforto pode causar mau hálito, dificuldades na alimentação, voz abafada e alteração do sono.
Cirurgia e processo de recuperação
Segundo o otorrinolaringologista, o procedimento feito nas crianças tende a ser menos doloroso, com recuperação rápida, sendo feito sob anestesia geral, geralmente com as crianças sendo liberadas no mesmo dia da operação.
Para os adultos, a cirurgia de amígdalas é um pouco mais dolorosa, podendo levar até duas semanas para recuperação completa, de acordo com o colunista. O otorrinolaringologista ainda comenta que, durante esse período, a ingestão de alimentos e líquidos pode ser desconfortável. Além disso, ele explica que os adultos têm risco de complicações, como sangramentos elevados, exigindo monitoramento mais rigoroso durante o pós-operatório.








