O uso nocivo do álcool causa mais de 3 milhões de mortes por ano. Conforme a Organização Mundial da Saúde, o álcool já é a principal causa de morte e incapacidade para pessoas com idades entre 20 e 39 anos.

Mais de 200 doenças e lesões estão associadas ao alcoolismo, considerado a porta de entrada para outros vícios. Apenas no Brasil, os danos causados pelo consumo de álcool impactam a economia em mais de R$ 18 bilhões por ano, segundo a Fundação Oswaldo Cruz.

Em meio ao escândalo da adulteração de bebidas com metanol, o combate e a prevenção ao alcoolismo voltaram à pauta do CBN entrevista.

Conheça a entrevistada

O jornalista Gelson Negrão recebeu no CBN Entrevista do último sábado (11) uma autoridade no assunto. A médica psiquiatra Alessandra Diehl, especialista em dependência química, já presidiu a ABEAD, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas.


SAIBA MAIS:


Atualmente, Diehl viaja o país oferecendo uma perspectiva para a construção de políticas públicas contra o abuso do álcool. Nas palavras de Gelson Negrão, “a doutora Alessandra já comprou brigas homéricas com grupos poderosos. Não venceu todas, mas sempre deixou bem claro de que lado ela está”.

Acompanhe o CBN entrevista: