A indústria paranaense registrou em agosto um aumento de 4,2% no volume de atividades em relação a julho, conforme a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi mais de cinco vezes superior à média nacional, de 0,8%.
O Paraná teve o terceiro maior crescimento entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Pará (5,4%) e da Bahia (4,9%). Entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o estado apresentou o melhor desempenho.
Produção industrial acumula alta no ano
No acumulado de janeiro a agosto de 2025, a indústria do Paraná cresceu 4,2% em comparação ao mesmo período de 2024, também acima da média nacional, que foi de 0,9%.
Entre os segmentos que mais influenciaram o resultado, a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos teve destaque, com alta de 132,7% em agosto. Também houve crescimento na produção de celulose e papel (14,6%), produtos químicos (8,5%) e biocombustíveis e derivados de petróleo (3,4%).
Na comparação com agosto de 2024, a produção industrial paranaense ficou 3,8% acima do registrado no mesmo mês do ano anterior, enquanto o índice nacional apresentou queda de 0,7%.
SAIBA MAIS
Estrutura produtiva e setores integrados
O desempenho da indústria paranaense está relacionado à predominância da indústria de transformação, enquanto outros estados concentram suas atividades em setores extrativos, como mineração e petróleo.
O estado também apresenta integração entre a indústria e a agroindústria, especialmente no setor cooperativista, que transforma matérias-primas agrícolas em alimentos processados, bebidas e biocombustíveis. Esse modelo contribui para a diversificação da produção e para a geração de postos de trabalho em áreas como transporte, logística, comércio e serviços.
Com informações da AEN/PR








