O vestibular 2025/26 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com primeira fase aplicada neste domingo (5), pode ser o último com duas fases do processo seletivo. A novidade foi antecipada pelo reitor da instituição, Marcos Sunye.

De acordo com o professor, a mudança tem o objetivo de evitar coincidência de datas com outros concursos e ainda precisa ser debatida e aprovada pelo conselho universitário. A ideia é que a prova seja aplicada mais ao final do ano.

A última vez que o vestibular teve fase única foi em 2020, para admissão em 2021, por conta da pandemia de Covid-19.

Neste ano, a primeira fase tem 90 questões objetivas: 12 de língua portuguesa, seis de literatura. Além de nove para as disciplinas de matemática, física, química, biologia, geografia e história; oito de língua estrangeira moderna; e cinco para as disciplinas de filosofia e sociologia.


SAIBA MAIS


Quase 40 mil inscritos no vestibular da UFPR

Ao todo, 39.565 candidatos se inscreveram para o vestibular 2025/26 da UFPR. O número é o maior desde 2019, com crescimento de 7% se comparado com o ano passado.

Além de Curitiba, outras 10 cidades tiveram aplicação do processo seletivo: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá, Toledo e Joinville.

Por: Johan Gaissler