Com os casos de intoxicação por metanol depois de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas na cidade de São Paulo, o estado do Paraná afirmou não ter casos neste sentido no Paraná. A informação foi dada por duas secretarias estaduais, a de Segurança Pública e da Saúde.


SAIBA MAIS


A Polícia Federal investiga situações ocorridas na capital paulista, onde cinco pessoas morreram e há 22 suspeitas. O objetivo é descobrir a origem do produto e o grupo responsável pela adulteração das bebidas, clandestinas ou falsificadas.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que há a possibilidade dos suspeitos atuarem em outros estados. Apesar disso, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que não identificou a substância em produtos apreendidos com qualidade adulterada.

Já a Secretaria da Saúde fez um alerta, mesmo sem a confirmação de casos no estado. O responsável pela pasta, Beto Preto, confessou que há uma preocupação com bebidas que possam ter vindo de outros estados ao Paraná.

Entre os sintomas da intoxicação por metanol, estão: sonolência, dificuldade motora, dificuldade de andar, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e queda da pressão. Isso, até seis horas após a ingestão.

Até um dia após o consumo, outros sintomas aparecem, como visão turva, fotofobia, dilatação da pupila, perda da visão das cores, convulsões e coma.

Beto Preto comparou os sintomas com uma embriaguez de maneira prolongada e afirmou que o produto é “altamente tóxico”.

Segundo o secretário, o risco ocorre em bebidas destiladas fracionadas. Em outros líquidos embriagantes, como a cerveja, há uma dificuldade maior de contaminação por conta do lacre e pelo fato do produto ser servido em frente ao consumidor.

A intoxicação é combatida com o etanol farmacêutico, porém a Saúde do Paraná revelou dificuldades para encontrar o antídoto, com a possibilidade até de fabricação, em caráter excepcional.

Centro de Informação e Assistência Toxicológica deve ser procurado

Mesmo com a possibilidade remota de casos de adulteração de bebidas com metanol no Paraná, em casos de intoxicação o Centro de Informação e Assistência Toxicológica deve ser procurado. Em Curitiba, o telefone é o 0800 0410 148.

O metanol é um álcool industrial tóxico, usado na indústria química para produzir solventes, plásticos, resinas e produtos farmacêuticos. É um líquido incolor, com cheiro parecido ao álcool comum.

A intoxicação por metanol representa uma emergência médica grave, pode levar à morte ou causar cegueira permanente.

Por: Johan Gaissler