A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1) mudanças no calendário do futebol masculino para 2026. Entre as alterações, a criação da Copa Sul-Sudeste, a antecipação do início da Série A do Campeonato Brasileiro para janeiro (em 2025, começou em abril) e o aumento do número de clubes na Copa do Brasil (de 92 para 126) e na Série D (de 64 para 96 clubes).
Segundo a entidade, que afirma um investimento de R$ 1,3 bilhão em competições na próxima temporada, o número de partidas dos clubes da Série A diminui 15% e as equipes de menor porte são beneficiadas com a criação de 82 novas vagas.
Veja como estas mudanças mexem com os times paranaenses.
Copa Sul-Sudeste (25 de março a 7 de junho)
Este torneio vai reunir doze clubes de seis estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os do Espírito Santo disputam no mesmo período a Copa Centro-Oeste (permanecem no calendário outros dois regionais: a Copa do Nordeste e a Copa Verde).
Com direito a dois representantes, o Paraná vai ter uma vaga ocupada pelo Operário, campeão estadual de 2025. Não há ainda uma definição sobre a segunda vaga, que pode ser do Maringá, vice-campeão estadual, ou do campeão da Taça FPF, que vai terminar no dia 6 de dezembro.
Os clubes classificados para a Copa Libertadores da América e para a Copa Sul-Americana não disputam a Copa Sul-Sudeste.
Copa do Brasil (18 de fevereiro a 6 de dezembro)
A princípio, o Paraná tem cinco representantes garantidos na Copa do Brasil de 2026: Operário, Maringá, Londrina e Athletico, que foram os quatro primeiros colocados do Paranaense de 2025; e o campeão da Taça FPF, competição iniciada no dia 13 passado.
Este número pode aumentar se times paranaenses confirmarem acesso para a Série A (Athletico, Coritiba e Operário) e se o Londrina for o campeão da Série C. Ou seja, há a hipótese de que o estado tenha até nove vagas na Copa do Brasil de 2026.
Os times classificados para a Série A de 2026 disputam a Copa do Brasil a partir da quinta fase, etapa que antecede as oitavas de final.
A final vai ter apenas um jogo.
Série A (28 de janeiro a 2 de dezembro)
A competição começa mais cedo porque haverá uma paralisação durante a Copa do Mundo (que acontece entre 11 de junho e 19 de julho). Com esta mudança, o início da Série A coincide também com os estaduais. O Campeonato Paranaense, por exemplo, vai de 10 de janeiro a 8 de março, com apenas 12 datas (em geral, são 17).
A fórmula de disputa da Série A continua a mesma: 20 times, turno e returno, pontos corridos, classificação de seis equipes para a Copa Libertadores da América e de outros seis para a Copa Sul-Americana e o rebaixamento dos quatro últimos colocados.
Série B (21 de março a 28 de novembro)
Mantida a fórmula: 20 times, turno e returno, pontos corridos, com acesso de quatro equipes para a Série A e rebaixamento dos quatro últimos colocados.
A Série B de 2025 tem três paranaenses: Coritiba, líder; Athletico, quarto colocado; e Operário, 11º.
Série C (5 de abril a 25 de outubro)
O sistema é o mesmo de 2025, mas com uma diferença: dois são rebaixados (e não quatro). Os 20 times disputam um turno único. Os oito primeiros avançam para a fase de quadrangulares. Cada quadrangular aponta dois classificados para a Série B do ano seguinte.
No campeonato de 2025, o Londrina disputa o acesso (faltam duas rodadas para definição) e o Maringá foi eliminado na primeira fase.
O campeão de 2026 garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
Série D (5 de abril a 13 de setembro)
O Campeonato Paranaense de 2025 definiu três classificados para a Série D do próximo ano: Cianorte, Azuriz e São Joseense.
No critério abaixo do que se refere aos classificados via estaduais, o novo regulamento garante vaga também para os times que atingiram a segunda fase da Série D de 2025, o que é o caso do Cascavel.
Seis times (e não mais quatro) sobem para a Série C. A competição começa com grupos regionalizados, com 16 chaves de seis equipes cada. Em 2025, a fase inicial teve oito chaves de oito.
O campeão de 2026 garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027.
SAIBA MAIS
- Taça FPF: Athletico e Coritiba têm campanhas iguais nas primeiras rodadas
- Coritiba vence o Avaí fora de casa e assume liderança provisória da Série B
- Athletico vence o Operário, completa sete vitórias seguidas e volta ao G4 da Série B








