A homologação da extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu passa a valer a partir desta quinta-feira (02). Com a aprovação das autoridades federais de aviação, o terminal agora conta com uma área útil de 2.705 metros de pista.
Essa ampliação permite a recepção de novos voos, além de aumentar a capacidade operacional do aeroporto, como destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Segundo o Governo do Estado, a homologação marca o fim de um processo iniciado em 2021, quando foi concluída a obra de ampliação da pista, que recebeu um investimento de 53 milhões de reais.
Obras realizadas
Entre as obras estão a ampliação de 5 mil m² no terminal de passageiros; nova área de check-in, com mais de 30 balcões; sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves; e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as mais utilizadas na aviação comercial.
SAIBA MAIS
- Turismo do Paraná teve maior crescimento do Brasil em julho, aponta IBGE
- Turismo do Paraná cresce acima da média nacional e gera mais empregos em 2025
Concessão
Com a nova estrutura, o aeroporto agora conta com uma concessionária responsável pela administração do terminal. No entanto, o secretário ressalta que a obra foi finalizada antes da concessão.
Os aeroportos internacionais do Paraná, tanto o de Foz do Iguaçu quanto o Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, têm registrado grande movimento neste ano, o que deve ser ainda mais impulsionado com a homologação da nova pista no Oeste do estado.
*Com informações da AEN
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








