O Paraná já soma mais de mil de registros na Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, iniciativa pioneira, gratuita e totalmente digital que facilita a formalização da decisão de ser doador. O estado é destaque nacional em doação e reduziu a taxa de recusa familiar para 31%, abaixo da média brasileira de 45%.

Ferramenta digital amplia cultura da doação no Paraná

Desde abril, os paranaenses podem manifestar a vontade de doar órgãos pela plataforma e-Notariado, com certificado digital, videoconferência com tabelião e assinatura eletrônica. A autorização passa a integrar automaticamente a Central Nacional de Doadores de Órgãos e pode ser consultada por profissionais de saúde credenciados no Sistema Nacional de Transplantes. O documento pode ser revogado a qualquer momento.


SAIBA MAIS


O Paraná mantém uma das maiores taxas de doação do país, com média 94% superior à nacional. Em 2024, o estado registrou 42,3 doações por milhão de população e, no primeiro semestre deste ano, chegou a 37,9 pmp, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Atualmente, mais de 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil.

Serviço

A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos pode ser feita pelo site de forma gratuita.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil no Paraná, Daniel Driessen Junior, conversou com Felipe Harmata.