Cada um dos 30 municípios selecionados deve receber em torno de R$ 2 milhões para o programa Casa da Mulher Paranaense, que tem investimento total de R$ 60 milhões, de acordo com um decreto do governo do estado. A iniciativa regulamenta as formas de convênio e os componentes que vão ser oferecidos dentro das unidades, além de avançar nas políticas de proteção e apoio às mulheres com a criação do programa.
O projeto será coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria das Cidades e pretende, principalmente, fomentar o protagonismo e a autonomia das mulheres, além de promover seu desenvolvimento e bem-estar.
SAIBA MAIS:
Previsão de entrega em 2026
As unidades funcionarão como espaços multifuncionais, para oferecer variedade de serviços e apoio para o exercício da cidadania e a integração social. A previsão de entrega das primeiras unidades é até o próximo ano.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o modelo paranaense se diferencia do federal por seu caráter multifuncional, o que permite um atendimento mais abrangente.
Conforme o decreto, as Casas da Mulher Paranaense contarão com ambientes destinados ao desenvolvimento pessoal e coletivo, empreendedorismo e renda, atenção personalizada, sistema de governança e também sobre cuidado.








