Na coluna Vida e Carreira desta quinta-feira (18), Eugênio Mussak fala sobre a postura estoica, uma visão do filósofo romano Sêneca que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.


SAIBA MAIS


Segundo o colunista, o pensador dizia que as pessoas precisam ter a capacidade de perceber e fazer o que está ao seu alcance, sem sofrer por aquilo que não podem realizar. Ele também explica que a consequência desse sofrimento pode desenvolver o sentimento de revolta pela própria impotência e, assim, gerar ainda mais sofrimento.

Possíveis soluções e alertas

Segundo o colunista, uma dica que pode ajudar a resolver esse problema é que as pessoas mantenham a calma e o autocontrole, o que pode aumentar a chance de lidar melhor com os sentimentos.

Porém, Eugênio alerta que essa postura não pode ser confundida com conformismo, que é aceitar uma situação incômoda ou desfavorável sem questionamento, nem com acomodação. Ele comenta que as pessoas precisam entender os limites e a capacidade de suas forças e até onde podem chegar, resultando em uma solução psicológica para encontrar os caminhos corretos diante das situações de pânico do dia a dia.

Ouça a coluna completa