Cinco pessoas foram presas e um hotel interditado durante a Operação Checkout nesta quinta-feira (18) no centro de Curitiba. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) integrada junto à Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Copel, e tem o objetivo de fiscalizar hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais no centro da cidade.


SAIBA MAIS


Durante a operação, um suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas após o Grupo de Operações com cães da Guarda Municipal apreender no quarto dele porções fracionadas com maconha, cocaína e crack.

A gerente de um dos hotéis alvos da operação também foi detida por furto de energia elétrica, constatado por técnicos da Copel, além de outras três pessoas serem encaminhadas por posse de entorpecentes para consumo próprio.

Na fiscalização, a Guarda Municipal encontrou também uma porção de maconha escondida em um dos quartos, porém, o dono da droga não foi identificado porque ele já tinha saído do hotel no início da manhã, segundo a prefeitura. Os presos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial, no centro da cidade.

Segundo informações da Prefeitura, a Vigilância Sanitária interditou e lacrou um dos hotéis durante a ação, que funcionava em condições precárias e sem higiene adequada, e que o proprietário do estabelecimento tem prazo de 30 dias para fazer as obras de readequação no local.

Operação Checkout

Conforme o executivo municipal, a Operação Checkout também é integrada junto à Polícia Civil e à Secretaria Municipal de Urbanismo, tendo como objetivo reforçar a segurança e as medidas de saúde pública e higiene sanitária do município.

Ela é realizada a partir de um trabalho de mapeamento de todos os hotéis e pensões da região central da cidade, feito pelo setor de inteligência da SMDT, integrando as ações do programa Curitiba Volta ao Centro.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

Por: Leonardo Sieben, com supervisão de Grasiani Jacomini