O governo do Estado apresentou há pouco em evento no Palácio Iguaçu uma novidade para os atendimentos de saúde públicos. É a Carreta Saúde da Mulher, projeto realizado junto da Volkswagen do Brasil.
É uma unidade móvel com capacidade para oferecer 248 exames por dia. A estrutura conta com consultórios para a realização simultânea de mamografia, ultrassonografia, papanicolau e ultrassom de tireoide. A expectativa é por realizar 18 mil atendimentos até o final do ano, de acordo com o governador Ratinho Junior (PSD).
A Carreta deve começar a circular pelo estado passando primeiro por municípios da região metropolitana de Curitiba. Os pontos de parada, segundo o secretário de saúde, Beto Preto, foram definidos a partir das condições de acesso e vulnerabilidade.
Durante o evento de apresentação da Carreta, o diretor executivo da Volks, Luiz Ricardo Santiago, destacou que a ação é mais uma demonstração da parceria de longa data da montadora com a sociedade paranaense.
SAIBA MAIS:
- Saúde alerta para casos de hepatite A em Curitiba, principalmente entre jovens e adultos
- Secretaria de Estado da Saúde reforça incentivo à doação de órgãos durante campanha do Setembro Verde
O investimento para a montagem e operação da Carreta Saúde da Mulher é de R$ 10,8 milhões, pagos pela Volkswagen como contrapartida social do programa Paraná Competitivo.
A iniciativa faz parte das ações do Paraná Rosa, voltado a reforçar a prevenção, o autocuidado e o acesso a serviços essenciais de saúde da mulher. A programação, que segue até o fim do ano, envolve corrida, distribuição de cartilhas e ações culturais.








