A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou uma nota oficial, no fim da noite de terça-feira (9), após um incidente durante a programação da palestra “O STF e a interpretação constitucional”, programada para ocorrer no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas na instituição, localizada no prédio histórico da Praça Santos Andrade. A atividade, organizada por uma professora do curso de Direito da universidade, foi alvo de questionamentos e manifestações contrárias antes mesmo da realização do evento.
SAIBA MAIS
Conforme a Universidade Federal do Paraná, a própria organizadora decidiu cancelar a palestra minutos antes do início. No entanto, vídeos registrados mostraram que um grupo de palestrantes teria tentado entrar no Salão Nobre e chegou a empurrar o vice-diretor do Setor de Ciências Jurídicas mesmo após o cancelamento do evento.
Até o momento, não houve confirmação se os manifestantes eram estudantes da UFPR ou pessoas de fora da comunidade acadêmica.
Forças de segurança intervieram
Ainda segundo a instituição, a situação gerou reações e terminou com uma atuação considerada desproporcional por parte das forças de segurança em relação à comunidade acadêmica que protestava no local.
A universidade ressaltou que, apesar da autonomia da docente para promover atividades, a direção do Setor de Ciências Jurídicas já havia alertado sobre os riscos à integridade física de estudantes e servidores devido à repercussão do evento nas redes sociais. A instituição também explicou que a autorização de uso dos espaços segue critérios formais e é concedida de forma igualitária a todos os solicitantes.
Nota reforçou compromisso com a liberdade de expressão
De acordo com a nota, a Reitoria e a Direção do Setor de Ciências Jurídicas reafirmaram o compromisso da UFPR com a defesa do Estado Democrático de Direito, a pluralidade, a liberdade de expressão e a rejeição a qualquer forma de violência.








