A proposta de redução de 45% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no Paraná, estava na pauta de votação dos deputados desta terça-feira (9), mas recebeu emenda e volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso, o segundo turno do projeto será votado na próxima semana. Caso seja aprovado, passa por votação final e segue para sanção do governador.
A nova legislação vai reduzir em 45% o valor do imposto para 3,4 milhões de proprietários de veículos no estado. A proposta, de autoria do Poder Executivo, altera a lei de 2003 e propõe a redução da alíquota de 3,5% para 1,9% a partir de 2026, que será o menor percentual cobrado do país.
Cerca de 83% da frota total de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná serão beneficiados com a medida, que inclui automóveis, caminhonetes e motocicletas com cilindrada acima de 170. A mudança não afeta veículos com alíquotas diferenciadas, como ônibus, caminhões, veículos de aluguel e utilitários de carga, que continuam com a alíquota de 1%.








