Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (4), Paulo Mendes Júnior fala sobre as consequências da respiração bucal em crianças e adultos, e tratamentos que podem ajudar a controlar esse problema.
SAIBA MAIS
- Causas das aftas e tratamentos que podem ajudar no controle; Paulo Mendes Júnior comenta
- É seguro usar cotonete para limpar os ouvidos? Paulo Mendes Júnior comenta
- Como tratar a tosse durante a noite? O doutor Paulo Mendes Júnior orienta
Problemas que podem causar a respiração bucal
De acordo com o otorrinolaringologista, um dos problemas que podem causar a respiração bucal é a renite, que pode deixar o nariz entupido constantemente, fazendo com que as pessoas se acostumem a respirar pela boca sem que percebam. Outra situação de acordo com Paulo Mendes Júnior, é o crescimento exagerado da adenoide e das amígdalas nas crianças, que também podem obstruir a passagem de ar pelo nariz, causando ronco, apneia do sono, e até mesmo dificuldades na escola, alterações na dentição e problemas na fala.
Em relação aos adultos, o colunista explica que o desvio de septo nasal impede a passagem no ar, podendo causar ronco, crise de apneia, boca seca, dor de garganta frequente e até olheiras.
Tratamentos
Sobre os tratamentos, o colunista explica que a vacina de renite em gotas pode ser eficaz na cura do problema, além da cirurgia para retirada da adenoiode, que pode ser indicada com objetivo de melhorar a respiração e a qualidade de vida das crianças. Na respiração bucal nos adultos, o doutor comenta que a cirurgia na correção do desvio de septo, pode ser a solução definitiva para respirar melhor e dormir com mais qualidade.








