Na coluna Metro Quadrado desta terça-feira (02), Ricardo Reis apresenta dicas de como os síndicos podem resolver as inadimplências dentro dos condomínios. Segundo o colunista, esse problema é um dos maiores desafios da gestão condominial, porque compromete diretamente o fluxo de caixa e consequentemente a qualidade de serviços essenciais dentro das moradias.
SAIBA MAIS
- Como otimizar os gastos dentro dos condomínios? Ricardo Reis orienta
- A importância do síndico profissional para os condomínios no Brasil: Ricardo Reis comenta
- Os fatores que viabilizaram o Yacht House, um dos prédios mais altos do mundo
Equilíbrio na abordagem
Para Ricardo Reis, a principal maneira para lidar com a inadimplência é ter equilíbrio, equilibrando a firmeza de cobrar os moradores com empatia e ética. Em relação a essa abordagem, o colunista recomenda alguns passos para resolver o problema em caso real.
Ricardo Reis fala que a primeira tática, é sempre buscar uma solução amigável e gradual, iniciando um primeiro contato por meio de notificações claras e transparentes, oferecendo parcelamentos, acordos com os moradores, e nunca adotar medidas agressivas ou métodos prejudiciais que podem gerar conflitos com os condôminos.
O colunista também comenta que é crucial não cortar serviços essenciais como água, gás, elevador ou portaria, além de nunca divulgar os nomes dos inadimplentes.
Outras alternativas
Ricardo Reis fala que os síndicos podem criar outras soluções estruturadas, como, por exemplo, criando fundos de inflação, uma reserva do próprio condomínio, geralmente formada por uma pequena taxa extra cobrada por um período limitado. Além disso, o colunista comenta que os síndicos tenham parcerias com garantidoras, empresas que adiantam ao condomínio o valor integral das taxas em atraso, mantendo o fluxo de caixa saudável.








