Dois homens que se apresentavam como funcionários da empresa Ligga Telecom foram presos em flagrante pela Guarda Municipal (GM) de Curitiba, na manhã desta terça-feira (2), no momento em que praticavam o furto de fios de energia dos postes localizados na Rua Emiliano Perneta, na região central de Curitiba.


SAIBA MAIS


Segundo a Prefeitura de Curitiba, a Guarda Municipal acionou as empresas de telefonia e internet e confirmou que eles não faziam parte do quadro de funcionários. O secretário de defesa social e trânsito, Rafael Vianna, explicou que os homens já eram monitorados.

Identificações falsas

Segundo a prefeitura, os suspeitos utilizavam capacetes, uniformes e equipamentos semelhantes aos usados no dia a dia de trabalho desses profissionais, como escadas, alicates e outros.
O carro encontrado com a dupla tinha a identificação de uma empresa de fibra óptica e internet para disfarçar a prática do crime.

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes no Portão e vão responder por furto qualificado de cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento e transmissão de energia elétrica, internet e telefonia, com pena de 2 a 8 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Prática comum

A prática do furto de cabos em Curitiba não é incomum. No dia 25 de agosto, dois homens foram presos em flagrante por furto de cabos de energia em galeria subterrânea do Centro de Curitiba.

Em 21 de agosto, outras três pessoas foram presas durante operação contra furtos de cabos e fios de cobre. Foram apreendidos mais de 50 metros de cabos, além de certa quantidade de fios de cobre queimados, e 36 pedras de substâncias análogas ao crack.

Operação Cabo Seguro

Nas seis fases da Operação Cabo Seguro 50 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos.

A operação combate também os furtos de baterias das estações de telefonia e o furto de energia elétrica.

A população pode denunciar furtos e roubos de fios e cabos basta para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.