A prefeitura de Curitiba instituiu a Comissão Municipal de Segurança no Trânsito. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) formaliza o grupo, que reúne órgãos públicos, instituições parceiras e representantes da sociedade civil ligados ao Programa Vida no Trânsito.
A proposta é fortalecer a integração entre diferentes setores para ampliar as ações de prevenção e reduzir o número de mortes nas vias da capital e na região metropolitana. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (29), em cerimônia realizada na sede da administração municipal.
Com a criação da comissão, o município busca avançar na meta de alcançar “morte zero” no trânsito, a partir de medidas que envolvem fiscalização, engenharia, sinalização e educação.
O trabalho será coordenado de forma conjunta pelas secretarias municipais de Defesa Social e Trânsito e da Saúde, em parceria com órgãos estaduais e entidades da sociedade civil.
Curitiba registrou diminuição
Desde a implantação do Programa Vida no Trânsito, em 2011, Curitiba registrou queda de 54,5% nas mortes provocadas por acidentes. Naquele ano, foram 310 vítimas fatais, contra 141 no ano passado.
A redução é resultado de iniciativas que combinam análise de dados, intervenções de engenharia e ações educativas, como as promovidas pela Escola Municipal de Trânsito e pelas campanhas do Maio Amarelo.
SAIBA MAIS:
Dentre os desafios atuais está a diminuição do número de traumas graves provocados principalmente por acidentes envolvendo motociclistas, que seguem sendo os casos mais frequentes de ocupação de leitos hospitalares.
O trabalho da comissão deve contribuir para identificar as principais causas dos acidentes e direcionar estratégias para mitigar riscos.
A cerimônia de assinatura do decreto contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes de instituições parceiras na área de segurança viária.








