Na coluna Economia e Finanças desta sexta-feira (29), José Pio Martins fala sobre como funciona a taxa Selic. Segundo o colunista, Selic é o nome da taxa básica de juros que é referência para quase todas as outras taxas de juros dos empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, afetando diretamente o bolso do consumidor, mesmo que eles não saibam.
SAIBA MAIS
- Por que os Estados Unidos aplicaram tarifas sobre as importações feitas pelo país? José Pio Martins analisa
- Por que o Brasil ainda não se destaca no cenário econômico global? José Pio Martins comenta
- José Pio Martins analisa possibilidade de substituição do dólar como moeda internacional
De acordo com José Pio Martins, a Selic é fixada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que se reúne a cada 45 dias para decidir se a taxa será mantida, aumentada ou reduzida.
Inflação e taxa Selic
O colunista comenta que o primeiro objetivo da definição da Selic é usá-la para controlar a inflação. Se ela estiver alta, o Banco Central aumenta a taxa com juros maiores, resultando em crédito mais caro. Ela também faz as pessoas e as empresas diminuem o consumo ou o investimento, impedindo os preços de continuarem crescendo.
José Pio Martins também comenta que, se a inflação estiver baixa, o Banco Central pode diminuir a Selic para estimular a tomada de empréstimos por pessoas e empresas para consumos e investimentos, com o objetivo de promover o crescimento da produção do país.








