Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (28), Paulo Mendes Júnior fala sobre as causas das aftas nas crianças e adultos, e tratamentos que podem ajudar a controlá-las. Segundo o colunista, as aftas são pequenas úlceras doloridas que aparecem dentro da boca, e não se sabe ao certo qual é a causa exata da ferida, mas fatores como estresse, alergias alimentares e até lesões bucais podem desencadeá-las.
SAIBA MAIS
- É seguro usar cotonete para limpar os ouvidos? Paulo Mendes Júnior comenta
- Como tratar a tosse durante a noite? O doutor Paulo Mendes Júnior orienta
- Confira dicas naturais para ajudar no controle da sinusite e da renite
Causa das aftas nas crianças e adultos
Segundo o otorrinolaringologista, as aftas nas crianças são geralmente mais frequentes e podem aparecer em momentos de maior estresse dos pequenos, ou durante períodos de doenças virais. Além disso, por as crianças estarem em fase de desenvolvimento imunológico, Paulo Mendes Júnior comenta que fatores como dieta desequilibrada ou irritações na boca, como uso de chupetas ou mordedores, podem favorecer neste processo.
Nos adultos, o colunista comenta que as aftas podem ser mais recorrentes em casos associados a condições de estresse crônico, doenças autoimunes ou deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico e vitaminas B12. Além disso, elas também podem causar infecções secundárias, pois tendem a durar mais, principalmente em pessoas que fumam e ingerem álcool.
Tratamentos
Paulo Mendes Júnior recomenda que o tratamento para aftas em crianças envolve o uso de géis anestésicos tópicos para aliviar a dor e manter a higiene bucal adequada. Para os adultos, o colunista comenta que incluir medicações mais fortes, uso de anti-inflamatórios e evitar alimentos ácidos ou picantes podem auxiliar no tratamento da ferida.








