Na coluna Metro Quadrado desta terça-feira (26), Ricardo Reis apresenta dicas para síndicos e moradores de como otimizar gastos dentro dos condomínios, entre elas, de como reduzir a taxa de moradia. Segundo o colunista, o mais comum para os moradores é conseguir que ela não suba tanto quanto a inflação, ou seja, é preciso baixar as despesas de colaboradores, quase a metade da taxa dos condomínios.


SAIBA MAIS


Outra dica para auxiliar neste processo, segundo Ricardo Reis, é reduzir o gás de 10% a 30% na energia com a compra no mercado livre ou em energia solar. Além disso, também é recomendado baixar o gás de 10% a 40%, em especial na negociação de encerramento do contrato, momento em que os síndicos podem eventualmente trocar de empresas.

Como financiar despesas extraordinárias?

Na coluna de hoje, Ricardo Reis também comenta como financiar as despesas extraordinárias – os gastos imprevistos ou não recorrentes. Conforme o colunista, elas podem ser financiadas por meio de fundos de reserva, ou seja, uma poupança emergencial, para alagamentos, incêndios e quebra de equipamentos mais caros, por exemplo.

Segundo Ricardo Reis, esses problemas precisam ser resolvidos de maneira rápida, caso contrário, será necessária uma assembleia entre os moradores para fazer uma chamada capital, para resolver a situação.

Ouça a coluna completa