Adultização será possivelmente um dos temas mais pesquisados de 2025, ao menos no Brasil. A palavra que se refere à exploração de crianças e adolescentes na internet ganhou peso considerável nas últimas semanas e expõe um lado sombrio da era digital.

Efeito Felca

A internet não será mais a mesma depois da iniciativa corajosa do youtuber Felipe Bressanin, conhecido como Felca. Com o vídeo intitulado Adultização, que dura mais de 50 minutos, o influenciador colocou o fogo no debate sobre a exploração e a violência contra crianças e adolescentes na internet. Mas, em meio a tantas repercussões, chegando até ao Congresso Nacional, o necessário debate sobre o enfrentamento à exploração infantil sai fortalecido?

Para falar sobre o assunto, Gelson Negrão conversou com a psicóloga Cristina Fukumori Watarai, formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mesma cidade do Felca. Watarai tem mais de 20 anos dedicados ao assunto, se especializou e conheceu na prática as causas e consequências desse tipo de crime. Além disso, trabalhou sete anos na Polícia Civil com escuta especializada e é membro fundadora do Projeto Tartanina com foco na prevenção de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

Ouça a entrevista