A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está promovendo em todo o Estado vistorias periódicas nas residências para identificar e orientar a população sobre como evitar problemas como entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto.
Orientações
A companhia divulgou orientações para que a população evite problemas com o esgoto. Segundo a Sanepar, uma das conscientizações é sobre o despejo de água de chuva na rede de coleta, o que não deve ser feito.
SAIBA MAIS
- Sanepar alerta para possível desabastecimento de água nesta sexta-feira (22) após rompimento de adutora em Curitiba
- Trinta unidades de atendimento da Sanepar têm horário estendido para negociação de débitos até sexta-feira (15)
- Sanepar divulga balanço do 2º trimestre; investimentos no ano ultrapassam R$ 1 bilhão
As águas das chuvas (fluviais) ou sem poluentes devem seguir outro caminho de galerias para voltar a rios e solo. Nesse sistema, de dois caminhos distintos, a caixa de gordura tem um papel importante na retenção de material que possa provocar entupimentos, segundo a Sanepar.
Outro alerta é com a caixa de gordura, reservatório instalado na cozinha das casas, com a função de reter resíduos sólidos e gordura, deixando as águas residuais passarem. Uma caixa instalada adequadamente e com manutenção a cada seis meses evita o mau cheiro dentro de casa e facilita o processo de transporte e tratamento do esgoto.
A falta de caixa de gordura ou a instalação feita de forma inadequada é considerada uma irregularidade. A ausência deste dispositivo para conter gordura e resíduos sólidos contribui para o entupimento das tubulações, tanto as de dentro das residências quanto da tubulação pública. Com canos e dutos entupidos, a água extravasa.








