Na coluna Criança e Juventude desta segunda-feira (18), a jornalista Rosângela Britto destacou a explosão no número de denúncias de exploração sexual infantil na internet. Nos últimos seis dias, as ocorrências dobraram após a publicação de um vídeo do influenciador Felca sobre o tema.


SAIBA MAIS


De acordo com a colunista, o Disque 100, canal do governo para denúncias de violações de direitos humanos, registrou mais de mil ocorrências desde a repercussão do vídeo. A SaferNet, organização que atua na defesa dos direitos humanos no ambiente digital, também confirmou um crescimento expressivo: aumento de 114% nas denúncias de pornografia infantil em redes sociais.

Rosângela lembrou ainda que, em fevereiro de 2025, a entidade já havia alertado para o avanço do problema no Telegram, onde identificou um crescimento de 80% no número de grupos e canais ativos com imagens de abuso e exploração sexual infantil, alcançando cerca de 1,4 milhão de usuários, sem que houvesse restrição da plataforma.

Possíveis soluções

Para conter o avanço desses crimes, o governo brasileiro encaminhou ao Congresso um projeto de lei que prevê regulação e punição para grandes empresas de tecnologia que permitirem a circulação de conteúdos criminosos. Entre as medidas, estão multas pesadas e até a proibição de funcionamento das plataformas que não cumprirem a legislação.

Ouça a coluna completa