Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (14), o doutor Paulo Mentes Júnior fala sobre as causas da tosse durante a noite e tratamentos que podem ajudar a controlá-la. Segundo o colunista, uma das principais causas do incômodo é o refluxo gástrico, quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, alcançando a garganta, causando irritação e tosse nos pacientes. Ele também comenta que, quando a gravidade do refluxo aumenta, o corpo tem mais dificuldade de proteger a garganta.
SAIBA MAIS
Além disso, a asma alérgica pode ser outra causa recorrente da tosse noturna, especialmente para as pessoas que são mais sensíveis a ácaros no quarto. Paulo Mendes Júnior fala que durante a noite, quando estamos deitados e a temperatura esfria, os ácaros e outros alérgenos podem desencadear crises de tosse e dificuldades de respiração. De acordo com o colunista, esse fator é mais comum de acontecer em quartos com carpete ou colchões antigos que acumulam os alérgenos.
Tratamentos para a tosse durante a noite
Para as pessoas que sofrem com tosses durante a noite, o doutor recomenda que elas realizem exames como nasofibroscopia, que pode ajudar a avaliar os problemas no nariz e na garganta dos pacientes. Além disso, o colunista orienta que controlar o ambiente, mantendo a temperatura confortável e limpar bem o quarto, pode fazer diferença na qualidade do sono.








