A prefeitura de Curitiba inaugurou, nesta quinta-feira (14), o novo terminal de integração temporal do transporte coletivo na Praça Rui Barbosa. O sistema permite que passageiros façam a conexão entre linhas convencionais e expressas, incluindo biarticulados dos eixos Centro/Sul e Leste/Oeste, sem pagar uma nova passagem, desde que utilizem o cartão-transporte da URBS.


SAIBA MAIS:


O novo serviço deve beneficiar cerca de 56 mil passageiros por dia, conectando 39 linhas convencionais e três expressas que operam no local. Com a mudança, a Rui Barbosa passa a ser o quinto maior terminal da cidade, atrás apenas de Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel (PSD), a integração temporal deverá impulsionar o comércio do Centro.

A novidade permitirá que usuários vindos dos bairros possam, em até uma hora acessar linhas expressas como Santa Cândida/Pinheirinho, Centenário/Campo Comprido e o Eixo Marechal, e vice-versa. Segundo o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, foram iniciados os estudos para implantar o mesmo modelo de integração temporal na Praça Carlos Gomes, no Centro.

Nova concessão dos ônibus

A prefeitura apontou que, no mês de setembro, será divulgado o estudo da nova concessão do transporte coletivo, com previsão de expandir a integração temporal para toda a cidade. A licitação será lançada ainda este ano, com um período de transição entre o contrato atual e o novo, sem aumento da tarifa durante essa fase.