A fila de espera para exames especializados e consultas com médicos especialistas em Curitiba teve redução de 38,8% desde o início do ano.

Conforme os dados da prefeitura, Curitiba tinha 201.578 pessoas aguardando por atendimento especializado em dezembro de 2024, número que caiu para 123.304 pacientes em 4 de agosto deste ano (deles, 90.202 aguardavam consultas e 33.102, exames).

Além do tamanho da fila, o tempo de espera também caiu de 60 para 49 dias.

Resultado de ação em várias frentes

Na avaliação da Saúde municipal, a redução na espera é resultado de uma série de medidas adotadas desde o começo do ano. Dentre elas, a criação do Programa Especialidades em Ação, lançado no início da gestão do prefeito Eduardo Pimentel.

Nos últimos sete meses, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 15 mil para 27 mil o número de consultas mensais nas especialidades com maior demanda: Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia. O cenário representa crescimento de 80% na capacidade de atendimento dessas áreas.


SAIBA MAIS:


Além disso, houve acréscimo de 5.540 exames na oferta mensal entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, uma ampliação de 47%.

Os avanços foram resultado, também, da adesão do município aos Programas “Mais Acesso a Especialistas” e “Agora Tem Especialista”, do Ministério da Saúde.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba.