O turismo no Paraná apresentou crescimento de 10,6% em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado foi divulgado na Análise de Desempenho do Turismo, elaborada pela Fecomércio PR com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a abril deste ano, o aumento foi de 2,6%, enquanto a média nacional registrou retração de 0,7%, reforçando o bom momento vivido pelo setor turístico paranaense.

Desempenho acumulado

O desempenho positivo também se reflete no acumulado de 12 meses, de junho de 2024 a maio de 2025, quando o turismo no Paraná cresceu 7,5%, acima da média nacional de 6,0%. O estado alcançou a sexta colocação entre as unidades da federação com melhor resultado no período, ficando atrás apenas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Bahia e Ceará. No recorte de janeiro a maio deste ano, o crescimento da atividade turística no Paraná foi de 5,7%.


SAIBA MAIS


O avanço do setor é atribuído, principalmente, ao aumento da receita de empresas ligadas ao transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas voltados à hospedagem. Um dos destaques foi o crescimento de 23,7% no número de turistas internacionais que visitaram o Paraná no primeiro semestre de 2025, totalizando 627.858 visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado.

Paraná atrai mais turistas internacionais em 2025

O aumento no fluxo de visitantes estrangeiros reforça a posição do estado como destino turístico consolidado no Brasil. A diversidade de atrativos naturais, culturais e gastronômicos, além da melhoria da infraestrutura e conectividade aérea, tem ampliado o alcance do Paraná junto ao público internacional.

Atividade turística brasileira registra queda em maio

No cenário nacional, a atividade turística registrou retração de 0,7% em maio na comparação com o mês anterior. Ainda assim, houve crescimento de 9,5% em relação a maio de 2024. Esse resultado foi impulsionado pelas receitas de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, serviços de bufê e reservas relacionadas à hospedagem.

Com informações da Fecomércio PR