A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou, em julho, a primeira alta do ano no Paraná. O índice foi medido em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio PR). No mês, foi registrado aumento de 2,5% em relação a junho, indicando uma avaliação mais positiva das condições de consumo por parte dos paranaenses.

Apesar desse registro de alta na intenção de consumo, o índice segue distante da chamada zona de satisfação, quando a pontuação medida pelo índice fica acima dos 100 pontos. Em julho, o Paraná alcançou 90,1 pontos. O resultado também é 3,5% inferior ao registrado em julho de 2024.


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Cenário nacional

De acordo com a Fecomércio PR, no cenário nacional, o indicador apresentou crescimento moderado na variação mensal, com alta de 0,6%, alcançando 103,2 pontos.

Entre os componentes avaliados, o fator Momento para Duráveis teve elevação de 7,3% na variação mensal, atingindo 55 pontos, embora siga como o item com menor pontuação e 7,2% abaixo do resultado de julho do ano passado.

A percepção dos consumidores em relação ao Nível de Consumo Atual e à Perspectiva Profissional também apresentou avanços, ambos com 96,9 pontos e crescimentos de 5,7% e 3,8%, respectivamente. Este último, inclusive, é o único item com variação positiva na comparação anual, com aumento expressivo de 30,1%, como informa a Fecomércio PR.

A análise por faixa de renda revela maior otimismo entre as famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, que apresentaram alta de 3,3% no ICF, atingindo 98,5 pontos. Entre os consumidores com renda inferior a esse patamar, o crescimento foi de 2,3%, com 88,3 pontos.

*Com informações da assessoria

Por: Matheus Chermont, com supervisão de Cristina Seciuk