O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), caiu dois pontos percentuais em um cenário contra o presidente Lula (PT) para um possível segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Os números constam na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17).

Ratinho perde dois pontos

Segundo o levantamento, Ratinho aparece com 36% das intenções de voto, contra 38% na pesquisa divulgada em maio. Lula tem 41%, contra 40% registrados na consulta anterior. Os dois não estão mais empatados tecnicamente, pois a margem de erro é de dois pontos.


SAIBA MAIS:


Na mesma pesquisa, 17% dos eleitores indicaram que pretendem votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas. O número é o mesmo do levantamento anterior. Já a quantidade de indecisos aumentou de 5% para 6%, segundo os números divulgados.

O governador do Paraná não é, no entanto, pré-candidato à presidência. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho em 120 municípios do país. O público consultado corresponde a brasileiros com 16 anos ou mais. O nível de confiabilidade é de 95%.

Quem vence no primeiro turno?

Em todos os cenários da pesquisa estimulada para o primeiro turno, o presidente Lula lidera a disputa, variando de 30% a 32% das intenções de voto. O desempenho de Lula mostra estabilidade, com pequena oscilação dentro da margem de erro.

No primeiro cenário, Lula aparece com 32%, seguido por Jair Bolsonaro, com 26%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Ratinho Junior 6%. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, aparece com 3%. Romeu Zema (Novo), que é governador de Minas Gerais, tem 2%. Os indecisos somam 9%, e votos em branco, nulos ou eleitores que dizem não votar chegam a 14%.

No segundo cenário, sem a presença de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 19%, enquanto Lula tem 30%. Ciro Gomes cresce para 10%. Ratinho Junior tem 7%, enquanto Ronaldo Caiado aparece com 5% e Romeu Zema contabiliza 4%. O percentual de indecisos é de 9% e o de votos em branco, nulos ou abstenções é de 16%.

O terceiro cenário repete a liderança de Lula com 32%, e inclui Tarcísio de Freitas com 15%. Ciro Gomes aparece com 12%, Ronaldo Caiado tem 5% e Romeu Zema marca 4%. Ratinho Junior não pontua. O índice de indecisos é de 11%, e o percentual de brancos, nulos ou que não votariam cresce para 21%.

No quarto cenário, Lula mantém 31% das intenções, contra 15% de Eduardo Bolsonaro (PL). Ciro Gomes aparece com 11%. Ratinho Junior tem 7%. Caiado e Zema registram 5% cada. A pesquisa aponta que 10% afirmam estar indecisos e 16% declaram intenção de anular, votar em branco ou não comparecer às urnas.

Outros cenários para 2º turno

Na disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, o presidente lidera com 43%, contra 37% do segundo colocado. Brancos, nulos ou pessoas que disseram que não vão votar são 16% e indecisos somam 4%.

No cenário com Tarcísio de Freitas, Lula tem 41% e o governador de São Paulo aparece com 37%. Ambos estão empatados no limite da margem de erro. Brancos, nulos e eleitores que não votarão correspondem a 15%. Já os indecisos são 7%.

Contra Michelle Bolsonaro, em um eventual segundo turno, Lula chega a 43%. A ex-primeira-dama tem 36%. Votos em branco, nulos ou abstenções somam 16%. A quantidade de eleitores indecisos alcança 5%.

O presidente Lula lidera com 41% no cenário contra Eduardo Leite, que tem 36%. O grupo de pessoas que declarou votar em branco, nulo ou sequer votar é de 16%. Já o eleitorado indeciso corresponde a 7%.

Lula lidera ainda contra Eduardo Bolsonaro. O petista tem 43% contra 33% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A quantidade de votos em branco, nulos ou abstenções é de 19%. A porcentagem de indecisos é de 5%.

Quando o cenário é entre Lula e Romeu Zema, o presidente aparece com 42%. Já o governador de Minas Gerais tem 33% em um eventual segundo turno. Brancos, nulos ou abstenções são 18%. O percentual de indecisos é de 7%.

Na disputa contra Ronaldo Caiado, Lula lidera com 42%. O governador de Goiás tem 33%. A pesquisa para segundo turno indica que brancos, nulos ou eleitores que não votarão chegam a 18%. A quantidade de indecisos corresponde a 7%.

Qual o candidato da direita?

A pesquisa indica ainda que, com Jair Bolsonaro (PL) inelegível, a maioria dos eleitores considera o nome de Tarcísio de Freitas como representante da direita, com 15%. Na sequência, aparece Michelle Bolsonaro com 13% e Ratinho Junior, com 9%.

Em maio, Ratinho tinha 11%. No grupo, aparecem ainda Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal (PRTB), com 8% cada. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, tem 4%. Romeu Zema conta com 3%. Ronaldo Caiado também tem 3%. Ciro Gomes não pontuou.