A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta semana o edital de concessão dos lotes 4 e 5 das rodovias do Paraná, os últimos que estão sem administração privada desde o fim do antigo contrato, em 2021.

Os leilões vão acontecer na segunda quinzena de outubro, nos dias 23 e 30 na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A previsão é que o contrato comece a valer no primeiro trimestre de 2026.


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O lote 4 abrange duas rodovias federais, BR-376 na região de Paranavaí e BR-369 na região de Cornélio Procópio.

Já o lote 5 está no trecho entre Maringá, Cascavel e Guaíra nas BRs-158, 163, 369 e 467.

Assim como nos outros lotes já concedidos, vence a concorrência a empresa que oferecer maior desconto sobre a tarifa-base por quilômetro rodado. O secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, garantiu que preços dos pedágios serão menores do que os anteriores no trecho e com a realização de obras.


O lote 4 já tem quatro praças de pedágio e o contrato prevê outras cinco, nas cidades de Francisco Alves, Cianorte, Jussara, Guairaçá e Umuarama. A novidade é a duplicação da PR-323, entre Maringá, Cianorte e Umuarama.

Ainda no lote, um trecho de 239,9 quilômetros será duplicado e 129 passarelas serão erguidas ou remodeladas. Também estão previstas duas paradas de descanso.

Já o lote 5 tem três pedágios e outros dois serão construídos, em Cascavel e Terra Roxa. O grande destaque é a construção do Contorno de Guaíra, na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Nas rodovias, 238,57 quilômetros serão duplicados, além da construção e reforma de cinco passarelas de pedestres e uma parada de descanso.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou no último mês o Observatório dos Pedágios. A plataforma tem o objetivo de tornar didático os editais dos contratos de concessões.

O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, destacou a possibilidade da população acompanhar em tempo real o andamento das obras previstas nos lotes de concessão das rodovias do Paraná.

Outro ponto importante do Observatório dos Pedágios é a verificação dos motivos para o reajuste das tarifas dos pedágios. Mohr explica que a inflação é a primeira razão, mas a entrega ou não de obras pode diminuir ou não os preços.

A plataforma é acessada pelo site observatoriodospedagios.org.br.

Investimento nos últimos lotes de concessão de rodovias no Paraná

Somados os dois lotes, o investimento previsto entre obras e custos operacionais é de R$ 29,8 bi. Os contratos, uma vez assinados, têm duração de 30 anos, conforme o edital.

Por: Johan Gaissler