O comércio de veículos seminovos e usados aumentou no primeiro semestre de 2025 no Paraná. O crescimento foi de 11,8% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos do Paraná (Assovepar) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenauto).


SAIBA MAIS


Foram 712.578 veículos comercializados nos seis primeiros meses de 2025. Nesta mesma época do ano passado, foram 637.578 vendas.

O grande destaque foi para o mercado de seminovos, ou seja, veículos com até três anos de uso. Foram 108.241 unidades vendidas de janeiro a junho de 2025, o que representa um aumento em relação às 81.506 do primeiro semestre do ano anterior.

Edinelson Max Goes, diretor-geral da Luson, revelou otimismo e a expectativa da permanência de bons números para o segundo semestre deste ano.

O representante da Luson também destacou o número de promoções, que provocam a redução dos preços e o aumento na procura pelos seminovos.

Sobre o assunto, Rogerio Lechinski, gerente comercial da Slaviero, a procura por veículos com até três anos de uso é possível pela acessibilidade financeira ao comparar com os veículos zero quilômetro, além da possibilidade ao acesso à garantia de fábrica.

Lechinski alertou para o número da taxa básica de juros, a Selic. Os dados atualizados do Comitê de Política Monetária indicam um percentual de 15% ao ano. Na visão do gerente, o aumento dos juros pode atrapalhar financiamentos, por exemplo.

Ainda segundo ele, os números para o segundo semestre ainda são incertos. O motivo está em Brasília, já que os Três Poderes ainda não entraram em consenso sobre a decisão do Governo Federal de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O gerente da Slaviero definiu o período como desafiador para o setor comercial.

Já para Vicente Nunes, gerente de marketing da Florença, as vendas continuarão mesmo com o aumento de impostos e taxas. Mas a preocupação é real porque, na opinião dele, a diminuição de créditos atrapalha o mercado automotivo.

Segundo o gerente da Florença, a instabilidade geopolítica com conflitos na Ásia e na Europa, até com interferência dos Estados Unidos, não interfere na produção nacional.

Alta no mês de junho

Em junho deste ano, também houve crescimento no número de vendas de seminovos e usados. Foram 120.353 veículos comercializados em 2025 e 108.501 no ano passado, o que configura um aumento de 10,9%, segundo os dados da Assovepar e da Fenauto.

Por: Johan Gaissler