A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um novo alerta para que os clientes fiquem atentos a sites falsos que entram em contato em nome da companhia na tentativa de obter dinheiro.

Informações apenas no site oficial da Sanepar

Segundo a Sanepar, golpistas criaram vários sites para gerar falsos boletos de pagamento de contas. Para evitar transtornos, a companhia lembra que informações oficiais devem ser checadas apenas pelo site sanepar.com.br.

Qualquer variação desse endereço eletrônico não deve ser acessada, ainda que apareça na pesquisa de busca em navegadores fazendo menção aos serviços da empresa, alerta Sanepar.

A Sanepar também disponibiliza diversos canais para o atendimento. Os meios virtuais funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados: telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita); e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br; WhatsApp (41) 99544-0115.

Denúncias

A Sanepar também recomenda que os sites falsos sejam denunciados à polícia e informados para a Sanepar pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino do pagamento. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio.

Outra medida é registrar boletim de ocorrência, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do pix. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa, visando ressarcimento pelo banco.