O número de furtos e roubos de celulares caiu 45,6% no Paraná entre 2018 e 2025. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
SAIBA MAIS
- Homem suspeito de extorsão é preso por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito
- Operação da Polícia Civil apura fraude em diárias e certificados falsos no Paraná
Segundo a pasta, o número de ocorrências caiu de 23.608 em 2018 para 12.826 no período dos cinco primeiros meses de 2025.
Queda nos crimes
De acordo com a secretaria, a queda nos furtos e roubos de celulares faz parte de um reforço nas ações de combate ao crime, principalmente contra o roubo dos aparelhos.
Segundo a pasta, os aparelhos de telefone celular são muito visados pelos criminosos por conta do valor e também pela possibilidade de acesso a contas bancárias das vítimas.
Em 2024, o Estado registrou a menor taxa de homicídios, de acordo com dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro do ano passado, o que representa uma taxa de 14,06 homicídios por 100 mil habitantes. Tanto em números absolutos, quanto proporcionais, os índices são os menores desde 2007.
Em 2025, também houve queda de homicídios dolosos. Nos cinco primeiros meses do ano, o Estado registrou redução de 30,6% neste crime. Foram 540 crimes desse tipo entre janeiro e maio, contra 778 no mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).








