Na coluna Criança e Juventude desta segunda-feira (07), Rosângela Britto fala sobre um projeto de lei, em que os pais poderão ter a obrigação de supervisionarem o uso da internet de seus filhos.
SAIBA MAIS
- O papel de ações preventivas no enfrentamento à violência e ao trabalho infantil no Paraná
- Elevação na classificação indicativa do Instagram; confira o impacto e mudanças no Brasil
- Criança e Juventude: aumento da violência contra crianças no Brasil
Projeto
De acordo com a colunista, a proposta é do senador Sérgio Petecão (PSD) e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer que cabe aos pais orientarem seus filhos sobre a utilização consciente das tecnologias, alertar para os riscos envolvidos e realizar supervisão constante, com uso de ferramentas de controle parental (softwares ou recursos em dispositivos que permitem os pais a realizarem a ação), em conteúdos digitais.
Outras medidas
Rosângela Britto também destaca que o Ministério da Justiça já disponibiliza um guia para auxiliar os pais a monitorar menores de idade na internet, com orientações para controle de conteúdos inadequados, e denúncia de crimes contra crianças e adolescentes.
A página reúne conteúdos para apresentar mecanismos de proteção disponibilizados pelas principais plataformas acessadas pelos brasileiros: Discord, X (antigo Twitter), Tik Tok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google.








