A tarifa do transporte coletivo de Curitiba vai ser mantida sem reajuste durante o período de transição entre o atual contrato de concessão e o novo modelo que ainda está em elaboração. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (1°).
Transição pode durar até 2 anos
A previsão é de o novo edital da concessão seja publicado em setembro, quando expira o contrato vigente. O leilão está previsto para dezembro. A transição deve durar de 12 a 24 meses até a plena operação do novo sistema, segundo a Prefeitura de Curitiba.
SAIBA MAIS
Segundo o município, esse processo tem como objetivo garantir tempo hábil para a transição sem necessidade de novos investimentos que comprometam a viabilidade econômica do sistema ou resultem em aumento da tarifa.
A proposta também visa assegurar segurança jurídica, regras claras para o processo de transição e adequação às novas demandas do setor, como a adoção de matrizes energéticas sustentáveis e maior agilidade na contratação de serviços, informou a prefeitura.
Energia limpa
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a nova concessão terá como foco a descarbonização gradual da frota. Uma das principais mudanças vai ser a substituição do diesel por outras opções sem emissões, como os veículos elétricos, e a inclusão de novas tecnologias aplicadas.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba








