O Brasil tem 212 milhões de habitantes. Os Estados Unidos têm 340 milhões. Portanto, a população brasileira equivale a 62,3% da população dos Estados Unidos. Entretanto, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos é de US$29,2 trilhões e o do Brasil é de US$2,2 trilhões, ou seja, o PIB brasileiro equivale apenas a 7,5% do PIB norte-americano.


SAIBA MAIS


Portanto, a distância entre o PIB por habitante lá e cá é monstruosa e revela a diferença de riqueza entre os dois países. Afinal, por qual razão o Brasil produz tão menos que os Estados Unidos? A coisa é complexa, mas eu vou citar quatro diferenças.

Qualidade das Insituições

A primeira é: a qualidade das instituições. Os Estados Unidos pegaram as instituições inglesas e as melhoraram, fazendo que a superestrutura do país seja imensamente melhor do que a brasileira. Por instituições podemos entender: os poderes políticos: Legislativo, Executivo e Judiciário; o corpo de leis, a começar pela Constituição; o sistema de justiça; o sistema estatal; o sistema tributário etc.

Infraestrutura

A segunda razão é: a infraestrutura. Tão logo surgiu na Inglaterra a estrada de ferro e o trem de ferro, lá por 1815, os Estados Unidos começaram a cortar o país inteiro com estradas de ferro. Hoje, os Estados Unidos têm 294 mil km de estradas de ferro e o Brasil tem apenas 30,6 mil km. Ou seja, pouco mais de 10%.

Corpo de Leis

A terceira é: o corpo de leis, que no Brasil é ruim, confuso e instável. Veja o caso de nosso sistema tributário. Nos EUA, o corpo de leis é muito melhor do que aqui.

Sistema Educacional

A quarta é: o sistema educacional. Desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, ensino médio e indo até a educação superior, o Brasil está muito atrás dos países desenvolvidos.

A explicação vai mais longe, claro. Porém, esses quatro fatores mostram por que o Brasil está tão atrás dos países desenvolvidos, e mais: se o Brasil não melhorar as instituições, a infraestrutura, o corpo de leis e a educação, não há como o país chegar um dia a superar a condição de país pobre. Pense nisso!

José Pio Martins, economista, professor, palestrante e consultor de economia, finanças e investimentos.