Em 26 de junho é lembrado o Dia Internacional de Combate às Drogas, uma data criada pela ONU para reforçar a importância da prevenção, do acolhimento e do tratamento no enfrentamento da dependência química. A prevenção passa por muita conversa, segundo a psicóloga Cleuza Canan, especialista na área.

Em conversa à CBN Curitiba, ela destacou como a prevenção passa pelo exemplo. Isso acontece em relação aos comportamentos dos pais, o que é acompanhado de perto pelos jovens. Com uma certa “autorização”, aumenta a chance dos filhos também adotarem comportamento de riscos, que podem levar ao consumo e vício em drogas lícias e ilícitas.


SAIBA MAIS

Preocupação com os jovens

Os adolescentes que usam cigarros eletrônicos e já possuem rotina de dependência de jogos online se tornam motivo de atenção na prevenção às drogas. Conversa dentro de casa ajuda neste contexto. Além disso, é necessário observar mudanças de comportamento, em especial as repentinas. A família pode procurar ajuda especializada.

Saúde mental e abuso de drogas

O fortalecimento da saúde mental é primordial para a prevenção ao abuso de drogas, em todas as fases da vida. No caso dos adultos, as drogas podem ser escapes da rotina atribulada.

Acompanhe a entrevista na íntegra: