As obras do novo BRT de Curitiba, o Ligeirão Leste/Oeste, devem chegar à região central de Curitiba no mês de setembro. A licitação está andamento, com propostas apresentadas por 15 empresas na terça-feira (24).

Destas 15, sete atenderam aos requisitos previstos em edital do lote 2.3 do novo ligeirão. Vence a concorrência quem oferecer o menor desconto sobre o teto estabelecido, de R$ 45,58 milhões.


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A partir de setembro, caso seja emitida a ordem de serviço, o prazo para conclusão das obras é de 15 meses, com a possibilidade de encerramento das intervenções até dezembro de 2026.

O trecho de obras do lote 2.3 corresponde às avenidas Sete de Setembro e Presidente Affonso Camargo, entre a avenida Marechal Floriano Peixoto e a rua Zélia Moura dos Santos, passando pelos bairros Rebouças, Jardim Botânico e Cristo Rei.

Márcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), citou quais intervenções serão feitas.

O coordenador admitiu que as obras trazem impactos negativos para o trânsito e a circulação de pessoas, mas garantiu que todo o andamento do processo e eventuais bloqueios de tráfego serão amplamente divulgados para a população de Curitiba.

Danubia Erler mora no Centro de Curitiba. Ela é passeadora de cães e utiliza a linha Centenário/Campo Comprido a trabalho. Ela se animou com a possibilidade de uma linha mais rápida para ir ao Campina do Siqueira, região do Parque Barigui, mesmo com futuras obras que impactarão uma das principais avenidas da cidade.

Danubia lembrou que a cidade está com outro trecho de obras, para receber o novo Inter II. Ela espera que o andamento das o novo BRT seja mais rápido.

Eili Alhoush trabalha numa empresa de tecnologia que fica no Centro de Curitiba e utiliza a linha Centenário/Campo Comprido para fazer o deslocamento casa-trabalho, entre o Bigorrilho e o Centro.

LIGEIRÃO LESTE/OESTE

A nova linha vai percorrer o trecho entre o Terminal de Pinhais e a estação-tubo CIC Norte em 14 paradas, 18 a menos do que a linha expressa que corresponde a boa parte do trecho, a Centenário/Campo Comprido.

Os ônibus que vão operar na nova linha devem ser elétricos. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (25) a contratação de uma operação de crédito de aproximadamente R$ 637 milhões com o banco alemão KfW para a aquisição para o novo ligeirão e também para a linha Interbairros II.

Por: Johan Gaissler