Estamos em plena temporada da tainha, sempre tão aguardada pelos apreciadores deste peixe de carne saborosa e ovas mais ainda.

Para comemorar em alto estilo, a Trapiche Pescados retorna com uma programação que havia tempo não acontecia: a Varanda Trapiche, com a “Tainha na Varanda”, um cardápio elaborado pela dupla Ale Silveira e Carlos Fogo, que irá comandar a parrilha na aérea externa, num clima super festivo e com muita comida boa.

Ouça a coluna de Luiz Augusto Xavier:

Ale (que atualmente é a chef titular da cozinha da Trapiche) e Carlos Fogo já vêm juntos há um bom tempo e, recentemente, brilharam no Gastronomix, com a Família Fogo apresentando um dos melhores pratos dos que lá experimentei, o Taco de porco moura com creme de cenoura e picles de maçã.

Porco Moura, aliás, é um dos nortes do trabalho deles, tanto que, desta vez, mesmo em se tratando de um evento de pescados, ele estará presente. Será na entrada do menu proposto, com Lula na brasa, na banha de porco Moura, com bottarga e focaccia de alho. Surf & Turf, se for para classificar.

De prato principal, claro, a estrela é a tainha. Arroz jambalaia com filé de tainha na manteiga de ervas, direto da brasa, servido com a tradicional farofa de ova de tainha foi a escolha da dupla de cozinheiros.


SAIBA MAIS


A “Creole Jambalaya” é um prato originário de New Orleans (cidade norte-americana de colonização francesa) e segue a mesma linha da paella, tendo o arroz por base e o que vier de complementos de proteínas. Essa, de Carlos Fogo, deverá ter gordura (banha), cebola, pimentão verde, aipo, alho picado, tomate pelado, linguiças (defumada e calabresa), camarão (adicionado no fim), arroz branco cru (de grão longo), caldo de frutos do mar e, como temperos, páprica, pimenta caiena, pimenta-do-reino, sal, tomilho, louro, salsinha e cebolinha.

De sobremesa, Crumble de maçã, feito na brasa, com sorvete OakFarm, de Witmarsum.

Para harmonizar, alguns dos mais expressivos rótulos da vinícola Thera, de Santa Catarina, que tem marcado pela apresentação de vinhos acima da média, já no top dos entre os brasileiros.

O valor estipulado por pessoa é de R$ 159 e somente serão aceitas reservas com pagamento antecipado, devido ao grande interesse despertado e o espaço ser pequeno.

Trapiche Pescados

Instagram: @trapichepescados

Alameda Princesa Izabel, 1710, Bigorrilho – Curitiba

Reservas pelo fone: (41) 99238 7318 – com Alyne