A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Fecomércio, mostra que 85% das famílias do estado apresentavam alguma dívida no mês de maio.

O índice é o menor nos últimos nove anos e, com esse resultado, o estado caiu da 9ª para a 14ª posição no ranking nacional de endividamento. O número está acima da média nacional, que é de 78,2%.


SAIBA MAIS


A inadimplência do Paraná ocupa a penúltima posição em relação aos demais estados, com 11,9% dos endividados com contas em atraso. A parcela das famílias que não terão condições de pagar seus débitos foi de 2,4% em maio, como informa a pesquisa.

A queda do endividamento

A queda do endividamento ocorreu em todas as faixas de renda no estado. Entre as famílias com rendimentos superiores a dez salários mínimos, o índice passou de 84,5% para 82,1%, com redução também nas contas em atraso, de 10,1% para 8,3%. Já entre os domicílios de menor poder aquisitivo, o endividamento caiu de 87,1% para 85,7%, enquanto a inadimplência permaneceu em 12,7%.

De acordo com a pesquisa, o Paraná acumula seis meses consecutivos de queda no indicador, que está relacionado à queda no consumo das famílias.

Segundo a Fecomércio PR, os dados apontam um alívio na situação financeira das famílias em termos de endividamento, mas também revelam um momento de cautela no consumo, que ainda reflete os desafios do cenário macroeconômico.

Tipos de dívidas

Em maio, o cartão de crédito concentrou 95,8% das dívidas das famílias do estado. O financiamento de veículos respondeu por 6% e o imobiliário, por 5,2%.

*Com informações da Fecomércio PR

Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho