Um caminhão carregado com 37 toneladas de soja utilizou a área de escape da BR-277, em Morretes, depois de o veículo apresentar problema nos freios. Foi na noite desta quarta-feira (4). O motorista não se feriu segundo a EPR Litoral Pioneiro, concessionária que administra o trecho.
Esta é a segunda ocorrência em menos de uma semana. No domingo (1º), outro caminhoneiro entrou na área emergencial da BR-277 depois de o veículo que ele conduzia apresentar falha no sistema de freios. O caminhão estava carregado com 35 toneladas de farelo de soja.
SAIBA MAIS:
- Carreta carregada com farelo de soja acessa área de escape para evitar acidente na BR-277
- Caminhão sem freios utiliza área de escape da BR-376
- Caminhão com pane nos freios acessa área de escape na BR-376 em Guaratuba
As áreas de escape são uma espécie de zona de fuga criada na lateral de algumas rodovias para evitar acidentes. Esses locais contam com uma caixa extensa encoberta por britas ou cascalho, material que ajuda a frear veículos de modo rápido, sendo especialmente úteis após trechos de serra – como é o caso daquele ponto da BR-277, no litoral do estado.
Desde janeiro de 2024, a concessionária registrou 25 entradas no dispositivo de segurança que fica no km 36 da rodovia. Somando-se o número de condutores e de passageiros que estavam a bordo dos caminhões e ônibus envolvidos nesses casos, 97 pessoas escaparam de potenciais acidentes graves ao longo desse período.








