A abertura do Ciclo de Palestras CBN em 2025 contou com o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Ele comentou sobre as perspectivas do cenário econômico do país, destacando a resiliência da economia brasileira. Entretanto, ele prevê crise nos próximos anos.
Segundo Maílson, as crises anteriores no país permitiram a criação de mecanismos que deixam a economia com mais camadas de segurança para enfrentar novas turbulências. Entretanto, desta vez, a situação atual das contas do governo, aliada à estagnação na produtividade, pode desencadear uma nova crise em até três anos.
Neste contexto, o aumento da alíquota do IOF é uma tentativa de obter mais recursos para minimizar os desafios atuais da situação fiscal brasileira.
O público que acompanhou a palestra destacou a importância de conhecer mais sobre a economia brasileira. Foi o que destacou o engenheiro civil João Pedro Friedmann.
O aposentado Juraci Costa também acompanhou as falas de Maílson da Nóbrega.
O Ciclo de Palestras CBN tem apoio do Sebrae, Sisprime, Construtora Equilíbrio, Sistema Fiep, Atualle Móveis, Air Europa, Zireh Imóveis e RH Center.
SAIBA MAIS:
- “A crise pode ser o momento em que se forma o apoio social e político para a realização de reformas”, avalia Maílson da Nóbrega
- Clóvis de Barros Filho encerra 18º Ciclo de Palestras CBN
Claudia Ramos, que trabalha na RH Center, destacou a importância do projeto.
O Ciclo de Palestras CBN de 2025 tem mais dois eventos marcados. Glaucimar Peticov, ex-diretora executiva do Bradesco e especialista em desenvolvimento de pessoas e organizações, vem a Curitiba no dia 26 de agosto para falar sobre o tema “Sem propósito não dá para ser protagonista”. Já em 28 de outubro, é a vez de Isabela Camargo, jornalista e especialista em saúde mental, que fará a palestra sobre “Limites em um mundo acelerado”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ciclodepalestrascbn.com.br.








