O novo programa tem o objetivo de acelerar o atendimento e aproximar a população dos médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). A nova estratégia foi lançada pelo Ministério da Saúde durante uma cerimônia simultânea realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e na capital paranaense, nesta sexta-feira (30).

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, disse que o programa vai dar suporte aos estados e municípios na ampliação de cuidados especializados.

Como a primeira ação do programa, seis cidades brasileiras foram contempladas com a entrega de aceleradores lineares. Esses equipamentos de alta tecnologia auxiliam no tratamento do câncer, pois permitem reduzir significativamente o tempo de duração das terapias. A medida representa um avanço importante na luta contra a doença, que oferece mais agilidade e eficiência nos serviços de saúde, especialmente para pacientes oncológicos.

Adriano Massuda falou sobre a oferta do programa que vai ajudar pacientes oncológicos, e destacou a importância do Hospital Erasto Gaertner.

O programa, que ainda terá outras fases, promete desafogar as longas filas de espera por consultas e exames especializados, um dos maiores gargalos do SUS. A expectativa é que a iniciativa impacte de forma positiva diretamente na qualidade de vida dos usuários da rede pública de saúde.