O registro de duas baleias-jubarte na costa de Guaratuba, no Litoral do estado, foi feito pelo mergulhador Gustavo Tauchen no início da semana. As imagens foram registradas enquanto o profissional resgatava uma embarcação naufragada a cerca de 8 km da praia.

A bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Domit, fez algumas orientações para embarcações e pescadores da região. A especialista disse que, além das baleias-jubarte, baleias francas também podem aparecer na costa brasileira, pois é o período de reprodução das espécies.

Segundo Camila Domit, não é rara a presença desses animais entre os meses de maio e outubro.

A bióloga disse que, devido às mudanças climáticas e consequentemente mudanças nos oceanos, as baleias têm mudado um pouco as rotas de imigração. Em 2021, muitas baleias-jubarte passaram próximo à zona costeira de Santa Catarina e do Paraná. Conforme Camila Domit, esse processo, apesar de lindo e de dar a oportunidade de avistar esses animais, também é preocupante em razão da sobreposição do aparecimento das baleias-jubarte com as atividades pesqueiras da região.