A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está alertando a população do estado para a necessidade de utilizar os recursos hídricos de maneira racional. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, a situação é monitorada.
A situação também é de constante monitoramento na região da capital. No último mês, eram aguardados mais de 120 milímetros de chuva. No entanto, o volume nesse período foi de cerca de 40 milímetros. O diretor aponta que o panorama requer atenção.
A falta d’água para abastecimento é um risco nas regiões Norte, Noroeste, Sudoeste e Central do estado. Nessas áreas, os mananciais apresentam abastecimento com vazão mensal abaixo do comum. Porém, o risco é pequeno nas proximidades de Curitiba.
De qualquer maneira, com a proximidade do período de estiagem, a Sanepar aponta que a população deve priorizar o uso da água para alimentação e higiene, monitorando tempo de banho e fechando a torneira durante a escovação dos dentes e lavagem de louça.
A companhia recomenda ainda o tratamento constante de água de piscinas, a implantação de cisternas, além do conserto de vazamentos de maneira rápida, para contribuição do uso adequado dos recursos hídricos. Segundo a Sanepar, essas ações também diminuem a conta de água.








