Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta quinta-feira (8) por causa de uma colisão entre uma locomotiva e um caminhão carregado de farinha em Pinhais. O acidente aconteceu no cruzamento da rua Iraí com a Camilo de Lelis.

Além do trem e do caminhão, outros veículos foram atingidos, como detalhou, no local, o capitão Teodoro, do Corpo de Bombeiros.

Uma pessoa morreu no local e outra foi encaminhada para atendimento hospitalar em estado grave. Ambas estavam na motocicleta, segundo o bombeiro.

De acordo com relatos de testemunhas, o motorista da carreta teria avançado a preferencial na passagem de nível. O capitão Teodoro, do Corpo de Bombeiros, afirma que a dinâmica do acidente será investigada.

Em nota, a concessionária Rumo lamentou o acidente e afirmou que o motorista do caminhão-tanque desrespeitou a legislação de trânsito, em imprudência que resultou na colisão.

Conforme a Rumo, “o maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição”. O posicionamento da concessionária aponta que o caminhão-tanque “de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão”.

Ainda segundo a empresa, o tráfego ferroviário e urbano será restabelecido no local após a retirada dos veículos, com trabalhos de limpeza e de recuperação da via realizados ao longo do dia. A concessionária ressalta que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma passagem em Nível sem parar previamente.

Por fim, a Rumo diz que “se empenha continuamente na conscientização e prevenção de acidentes (…). No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito (…) e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias”.

*Atualizado às 10h35.