Levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o comércio paranaense deve movimentar mais de R$ 1,1 bilhão em vendas para o Dia das Mães. A expectativa coloca o Paraná como o quinto estado em volume de movimentação financeira, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Considerado o Natal do primeiro semestre pelo varejo, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante do ano para o segmento, mas pode perder fôlego em 2025 na avaliação do CNC, especialmente por causa do encarecimento do crédito. E a inflação também deve pesar no bolso do consumidor.

De acordo com a Fecomércio, os itens que compõem a cesta de consumo típica da data registram uma alta estimada de 7,19% em Curitiba e Região Metropolitana, índice acima da média nacional, que é de 5,63%.

Ainda assim, 66% dos paranaenses pretendem presentear na data. Sondagem realizada pela Fecomércio em parceria com o Sebrae estima o tíquete médio em R$ 154,40 no estado.

De olho nos itens mais procurados para presentear as mães, o ramo de vestuário, calçados e acessórios deve responder pela maior fatia das vendas. Em seguida, vem as farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos e estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, que também devem responder por parcelas significativas das vendas.