O Plano Diretor de Drenagem de Curitiba está em processo de atualização. O trabalho, anunciado nesta semana pela prefeitura, pretende reavaliar e fortalecer as ações municipais no enfrentamento a inundações e alagamentos.
O PDD, na sigla, é um instrumento de planejamento urbano que orienta a implantação e a manutenção dos sistemas de drenagem da cidade (como redes de galerias, canais, bacias de detenção e áreas verdes) com o objetivo de prevenir e mitigar alagamentos.
Conforme o município, a primeira versão do Plano Diretor de Drenagem foi elaborada entre 2014 e 2017, como parte do Plano Municipal de Saneamento Básico. Desde então, diversas obras de controle de cheias em bacias hidrográficas foram executadas dentro das diretrizes estabelecidas.
Agora, passados quase dez anos, uma atualização se faz necessária, especialmente em face dos novos desafios impostos pelas mudanças climáticas, como pontua o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo Vitor Lucca.
O trabalho para a atualização do Plano Diretor de Drenagem será conduzido por uma Comissão dedicada e multidisciplinar, formada por representantes de secretarias municipais como Obras Públicas, Meio Ambiente, Urbanismo, Saúde, Defesa Social e Trânsito, além da Cohab e do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).
Segundo Mariangeles Schultz, coordenadora-geral da Unidade Gestora Local da Secretaria de Obras, o plano atualizado deve ser desenhado a partir do cenário de hoje e para o futuro, inclusive com a continuidade da execução de obras quase invisíveis, mas essenciais para o bem-estar urbano.
Essa atualização do PDD será licitada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) via da Caixa Econômica Federal e a primeira tarefa da comissão será elaborar de um Termo de Referência, que precisa ser aprovado pelo financiador até novembro.
A expectativa é de que o novo Plano Diretor de Drenagem de Curitiba comece a ser elaborado em março de 2026, com prazo de 28 meses (até meados de 2028).








